segunda-feira, 15 de outubro de 2012

OUTRA ATIVIDADE DO CURSO DE AEE

Outra tarefa do curso de AEE foi realizar uma busca por 3 objetos de aprendizagem, relacionados com a minha área de trabalho, podendo ser postado um link ou mesmo realizar o download dele.
Na atividade eu deveria informar o nome do objeto de aprendizagem, a idade do aluno para a qual o mesmo deveria ser utilizado bem como a disciplina e escrever também como o objeto escolhido pode auxiliar no aprendizado dos meus alunos. 

Assim Selecionei estes Objetos de Aprendizagens para as crianças que apresentam necessidades educacionais especiais, mais precisamente para estimular cognitivamente meus alunos com autismo, porém estes OA podem ser desenvolvidos por qualquer criança ou por aquelas que apresentam déficit intelectual


Este OA é um Software Educacional e tem como título “As Formas” foi desenvolvido para um trabalho com as séries iniciais do ensino fundamental, dentro da disciplina matemática e temática Espaço e forma. Ele objetiva reconhecer e manipular figuras geométricas pela aparência física e associa-las ao seu encaixe. Identificar semelhanças e diferenças entre as figuras.  O mesmo contribuirá para desenvolver o aprendizado das figuras geométricas, nomeando-as e também favorece o desenvolvimento de habilidades manuais de controle motor fino e atenção.


Este OA chamado Blocos” é um Software Educacional que permite a formação de figuras a partir da manipulação de formas geométricas, ele utilizar conceitos de translação e rotação de figuras geométricas para formar figuras e identificar figuras geométricas em imagens compostas. Foi desenvolvido para um trabalho com as séries iniciais do ensino fundamental, dentro da disciplina matemática e conteúdo Espaço e forma. Ele permite que a criança desenvolva sua criatividade através da analise-síntese das imagens formadas e as peças que compõem estas imagens, ajuda na coordenação motora fina e na linguagem oral, pois se podem nomear as formas trabalhadas separadamente como as imagens no todo.


Este recurso é um Software Educacional chamado “Imagem Incompleta” ao qual tem como objetivo relacionar peças de um quebra-cabeça, relacionar formas geométricas com as imagens correspondentes.  Assim no objeto educacional o usuário deverá completar a imagem com as pequenas peças que estão espalhadas abaixo do quadro, para isso deve arrastar as peças e encaixar no local correspondente. Foi um recurso desenvolvido para o ensino fundamental das séries iniciais, dentro do conteúdo Espaço e forma em matemática. Ele auxilia na aquisição de capacidades relacionadas à localização espacial, percepção das formas e complementação das imagens a partir de figuras desenhadas. Ajudará no desenvolvimento da motricidade fina, criatividade/imaginação, atenção/concentração e oralidade.


Selecionei estes Objetos de Aprendizagens para meus alunos do 4º ano (APAE)


“Adivinha o número” é um Software Educacional criado para o trabalho feito com crianças das series iniciais do E.F.1 para trabalhar a matemática através da temática Números e operações, objetiva o desenvolvimento de conceitos como intervalos numéricos, antecessor, sucessor, maior, menor e ordem numérica. Com níveis de dificuldades o recurso baseia-se em um conjunto de números a escolher previamente, o indivíduo terá que adivinhar o número em que a personagem Casquinha pensou com o menor número de tentativas. Quanto maior for o conjunto de números, maior será o grau de dificuldade do jogo.  As noções que podem vim a serem desenvolvidas são conhecimento numérico, agilidade, atenção, CMF, linguagem numérica e percepção de números vizinhos e raciocínio lógico.


"Hora a hora" nesse Software Educacional o objetivo é identificar as horas em um relógio analógico de 12 horas relacionando com o tempo (dia ou noite), percebendo o relógio como um instrumento para medir o tempo.  O objeto proporciona ao aluno a manipulação do ponteiro das horas do relógio analógico de 12 horas para verificar quando é dia ou noite.  Foi um recurso desenvolvido para o ensino fundamenta 1, conteúdo  de Grandezas e medidas em matemática. Este OA permite o desenvolvimento da noção de hora exata e sua relação temporal, permite relacionar a sequência numérica de 1 a 12 a outros períodos temporais como das 13 às 24 horas. Desenvolve também a coordenação dos movimentos finos e percepção visual do período diário e noturno e raciocínio lógico.     

Fonte: post criado e elaborado por Adriana Mizerani      

Nenhum comentário:

Postar um comentário