Outra tarefa do curso de AEE foi realizar
uma busca por 3 objetos de aprendizagem, relacionados com a minha área de trabalho,
podendo ser postado um link ou mesmo realizar o download dele.
Na atividade eu deveria informar o nome do objeto de aprendizagem, a
idade do aluno para a qual o mesmo deveria ser utilizado bem como a disciplina e escrever também como o objeto escolhido pode auxiliar no
aprendizado dos meus alunos.
Assim Selecionei
estes Objetos de Aprendizagens para as crianças que apresentam
necessidades educacionais especiais, mais precisamente para estimular
cognitivamente meus alunos com autismo, porém estes OA podem ser
desenvolvidos por qualquer criança ou por aquelas que apresentam déficit
intelectual.
Este OA é um Software Educacional e tem como título “As Formas”
foi desenvolvido para um trabalho com as séries iniciais do ensino
fundamental, dentro da disciplina matemática e temática Espaço e forma.
Ele objetiva reconhecer e manipular figuras geométricas pela aparência
física e associa-las ao seu encaixe. Identificar semelhanças e
diferenças entre as figuras. O mesmo contribuirá para desenvolver o
aprendizado das figuras geométricas, nomeando-as e também favorece o
desenvolvimento de habilidades manuais de controle motor fino e atenção.
Este OA chamado “Blocos”
é um Software Educacional que permite a formação de figuras a partir da
manipulação de formas geométricas, ele utilizar conceitos de translação
e rotação de figuras geométricas para formar figuras e identificar
figuras geométricas em imagens compostas. Foi desenvolvido para um
trabalho com as séries iniciais do ensino fundamental, dentro da
disciplina matemática e conteúdo Espaço e forma. Ele permite que a
criança desenvolva sua criatividade através da analise-síntese das
imagens formadas e as peças que compõem estas imagens, ajuda na
coordenação motora fina e na linguagem oral, pois se podem nomear as
formas trabalhadas separadamente como as imagens no todo.
Este recurso é um Software Educacional chamado “Imagem Incompleta”
ao qual tem como objetivo relacionar peças de um quebra-cabeça,
relacionar formas geométricas com as imagens correspondentes. Assim no
objeto educacional o usuário deverá completar a imagem com as pequenas
peças que estão espalhadas abaixo do quadro, para isso deve arrastar as
peças e encaixar no local correspondente. Foi um recurso desenvolvido
para o ensino fundamental das séries iniciais, dentro do conteúdo Espaço
e forma em matemática. Ele auxilia na aquisição de capacidades
relacionadas à localização espacial, percepção das formas e
complementação das imagens a partir de figuras desenhadas. Ajudará no
desenvolvimento da motricidade fina, criatividade/imaginação,
atenção/concentração e oralidade.
Selecionei estes Objetos de Aprendizagens para meus alunos do 4º ano (APAE)
“Adivinha o número”
é um Software Educacional criado para o trabalho feito com crianças das
series iniciais do E.F.1 para trabalhar a matemática através da
temática Números e operações, objetiva o desenvolvimento de conceitos
como intervalos numéricos, antecessor, sucessor, maior, menor e ordem
numérica. Com níveis de dificuldades o recurso baseia-se em um conjunto
de números a escolher previamente, o indivíduo terá que adivinhar o
número em que a personagem Casquinha pensou com o menor número de
tentativas. Quanto maior for o conjunto de números, maior será o grau de
dificuldade do jogo. As noções que podem vim a serem desenvolvidas são
conhecimento numérico, agilidade, atenção, CMF, linguagem numérica e
percepção de números vizinhos e raciocínio lógico.
"Hora a hora"
nesse Software Educacional o objetivo é identificar as horas em um
relógio analógico de 12 horas relacionando com o tempo (dia ou noite),
percebendo o relógio como um instrumento para medir o tempo. O objeto
proporciona ao aluno a manipulação do ponteiro das horas do relógio
analógico de 12 horas para verificar quando é dia ou noite. Foi um
recurso desenvolvido para o ensino fundamenta 1, conteúdo de Grandezas e
medidas em matemática. Este OA permite o desenvolvimento da noção de
hora exata e sua relação temporal, permite relacionar a sequência
numérica de 1 a 12 a outros períodos temporais como das 13 às 24 horas.
Desenvolve também a coordenação dos movimentos finos e percepção visual
do período diário e noturno e raciocínio lógico.
Fonte: post criado e elaborado por Adriana Mizerani
Nenhum comentário:
Postar um comentário