segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CURSO DE AEE QUE ESTOU FAZENDO

Estou fazendo um curso chamado AEE: Excluindo diferenças e elevando a qualidade do ensino com o uso de tecnologias computacionais, ofertado pela IFMG com pólo em Formiga. Estou no primeiro módulo: Ambientação em EaD e uso da internet como recurso educacional ministrado pela professora Paloma Oliveira 


Um dos trabalhos foi fazer uma busca no google de um Vídeo, que auxiliaria na minha profissão. Então escolhi os seguintes vídeos ao qual a justificativa está abaixo:



     Trabalho com crianças com TGD (autismo), assim sabe-se que para os indivíduos que tem autismo várias áreas estão comprometidas como comunicação, interação social (estabelecer relacionamentos) e comportamento atípico/imaginação (responder apropriadamente ao ambiente). Muitas vezes eles apresentam-se tão diferentes que parecem que estão desconectados do mundo e pensando como também são resistentes aos métodos tradicionais de ensino é que proponho um ensino com recursos atrativos que despertem os seus canais auditivo e visual.
     Os vídeos selecionados acima são ótimos recursos tecnológicos para estimular a mente de um autista, já que para eles são recomendados que as atividades sejam lúdicas e interativas e quanto mais estímulos tiver essa atividade melhor.
     Os vídeos tem o que se precisa para ganhar a atenção dessas crianças que são imagens, sonoridade, inserção ao mundo letrado, esta junção proporcionará ao aluno fazer assimilações e inferências necessárias ao aprendizado, eles também estimularão a linguagem oral através da música e da pronúncia das letras e palavras, ajudarão a criança fazer associações entre fala, escrita e imagem, fazendo com que seu vocabulário seja ampliado, que sua imaginação seja aflorada pelos recursos lúdicos que o vídeo tem.
     O trabalho inicial com os vídeos fornecerá uma base para que posteriormente o trabalho direcione para o uso de materiais concretos, com algumas sugestões como:
  • Prancha com as vogais em relevo para que a criança tateie a grafia de cada letra;
  • Pasta de pareamento de vogais;
  • Vogais em madeira para manipulação;
  • Até chegar a atividades de registros impressas com atividades relacionadas às vogais.
     Gostei tanto dos vídeos que fiz Download via aTube Catcher e apliquei a aula exposta no atendimento com meus alunos.

Fonte post criado e elaborado por Adriana Mizerani

Nenhum comentário:

Postar um comentário