domingo, 29 de julho de 2012

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES.

Síndrome de Irlen

O que é Síndrome de Irlen?

É uma alteração da percepção da visão causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual, levando a déficits na leitura.


Onde pode ser feito o Teste de Irlen?

O teste inicial pode ser feito por educadores e por profissionais da área de saúde capacitados, após confirmado o diagnóstico no teste inicial faz-se o teste completo, com oftalmologista especializado em Síndrome de Irlen.


Quais são os sintomas?

Intolerância à luz, principalmente a branca, na leitura as páginas brancas ficam ofuscantes fazendo com que o processamento cerebral das imagens seja distorcido, o que cria desconforto, dores de cabeça, distração, hiperatividade, ritmo lento da leitura, troca de palavras, além de cansaço visual.


Costuma atingir pessoas de que idade?

Atinge pessoas de quaisquer idades com inteligência normal ou superior à média, sendo inicialmente percebida, na maioria dos casos, quando a criança está em processo de desenvolvimento da leitura e da escrita.


Como é o tratamento?

Bloqueando ou neutralizando alguns comprimentos específicos de luz visível (determinadas cores). O portador da síndrome usa filtros coloridos (overlays - folhas de acetato) sobre o texto, ou filtros seletivos específicos para cada paciente (óculos com lentes coloridas) durante a leitura, sendo os efeitos imediatos e progressivos. A síndrome pode coexistir com outras dificuldades de aprendizagem e atenção, por isto é importante o tratamento ser multidisciplinar, envolvendo ajuda de psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e médicos.


Tem cura?

Existe uma melhora considerável do paciente quando o mesmo é submetido ao uso de filtros seletivos (óculos específicos) para leitura, havendo normalização das suas conexões visuais cerebrais gerando conforto e melhora do seu desempenho na leitura, concentração e aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário