domingo, 5 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Conheça o que cada brincadeira desenvolve nas crianças


Oi gente!!!

Eu já escutei vários pais desvalorizarem o educador de infância, dizendo que eles não fazem nada, que a criança vai a escola só para brincar etc.
Pensando nisso e sabendo a importância que tem o brincar para o desenvolvimento infantil e como é fundamental essa exploração eu fiz uma lista de brincadeiras comuns para a educação infantil e o que cada uma contribui para o desenvolvimento dos pequenos.
É importante lembrar  que a exploração de papéis, texturas, cheiros e sabores utilizados em atividades em sala contribuem também para o desenvolvimento. Espero que gostem!



Amarelinha

Noções de sequenciação numérica, conhecimento dos números de 1 a 10, equilíbrio e exercita a memória.


Vivo ou morto

Atenção, observação, exercita o corpo por meio dos movimentos da brincadeira.

Cantigas de roda

Desenvolve a linguagem, atenção e memorização, se a cantiga for junto com a roda, a criança desenvolve
noções de lateralidade e tempo.

Péga-péga
Movimento,socialização, linguagem.


Esconde-esconde
Contagem de numeros, memorização, socialização, criatividade e movimento.

Contação de histórias
A criança que escuta histórias seja ela contada pelo educador ou pela família, é uma criança mais criativa,
esta aprenderá a valorizar a leitura, desenvolverá mais a memória e a linguagem,  sempre ao término da
história é interessante o adulto sugerir que a criança reconte a mesma com suas palavras ou que crie uma
nova história.

Brincar com água
Toda criança gosta de brincar com água e o educador deve aproveitar essa brincadeira para desenvolver
noções de quantidade, explorar o que é cheio e vazio.

Faz de conta
A criança que reproduz na brincadeira o que aprende no convívio com os adultos, como por exemplo, ao brincar de bonecas a menina reproduz falas ditas pela própria mãe, a criança esta desenvolvendo vários aspectos importantes para o seu desenvolvimento em uma simples brincadeira, como a linguagem,  memorização, criatividade etc.
Quando uma criança brinca de faz de conta, o adulto não deve repreendê-la e se ela solicitar deve participar da brincadeira.

Mímica
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.

Estátua

Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal,criatividade e socialização.

Blocos lógicos

Os blocos lógicos podem ser explorados para o desenvolvimento dos processos mentais que auxiliará na
compreensão do conceito de números. Podemos trabalhar com os blocos classificação, sequenciação etc.

Monta-monta
O monta-monta serve para desenvolver a criatividade, a coordenação motora e pode ser explorado também em classificação por cores, tamanhos e formatos.

Massinha de modelar
Desenvolve a criatividade e coordenação motora.


Caça ao Tênis

Objetivo: habilidade manual, atenção e Aprender a calçar os tênis.
A partir de: 3 anos
Material: Tênis

Em equipe: Pedir para tirar os sapatos e por em um local centralizado a algumas distancias Se tiver um numero grande de crianças separar em duas ou mais equipes em filas e somente os primeiros da fila , ao Sinal ir procurar e calça os seu sapato, e assim que conseguir calça-los vá ao próximo da fila bate na mão e o 2º assim faz a mesma coisa, a equipe que for mais rápida ganha.

Festa das Cores

Objetivo: Conhecer Cores, Formas, Memória e Atenção
A partir de : 3 anos
Material: objetos Coloridos, Fichas de cores, lapis de cor, desenhos fica a critério...

Coloque todos os objetos falando as formas, seu nome e cor. Após um tempo de observação, guarda-os, chama a criança, e você diz o objeto e a criança tem que lembrar da cor, ou diz uma cor e a criança fala o objeto. Isso faça várias vezes.

Seguir Sombras

Objetivo: Localização e Espaço-temporal
A partir de: 3 anos
Material: Nenhum
Em pares, um deles tenta seguir o outro pisando na sombra do colega.

Trânsito

Objetivo: Atenção, percepção visual, cores e memória.
A partir de : 3 anos
Material: Seis cartões Coloridos

Aprendendo os sinais de transito e você pode também brincar que eles são o carro e você o sinal de trânsito e mais você pode brincar com outras cores para fazer as direções.

Verde: Andar.
Amarelo: para Atenção para a Parada diminua a velocidade.
Vermelho: Parar.
Azul: Andar pra trás.
Laranja: ir para o lado direito.
Roxo: ir para o lado esquerdo.

Agacha e levanta

Objetivo: Movimentação e Atenção
A partir de: 3 anos
Material: nenhum

Você faz uma fila com as crianças depois que formar, você diz agachar ou levanta, quem fizer direito continua, assim quando todos conseguir recomeça a brincadeira.

Contar Histórinhas com Fantoches
Objetivo: Criatividade, atenção visual
A Partir de: 2 anos
Material: Meias Coloridas ou Fantoches

Fonte e créditos: http://falandodaeducacao.blogspot.com/2010/02/conheca-o-que-cada-brincadeira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário