sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O ato da obediência.

6 dicas para que o seu aluno(a) o obedeça

Alguma vez já se perguntou por que diz algo que parece ser muito claro e directo para os seus alunos, mas eles simplesmente não parecem ouvir ou fazer o que você pediu? Já lhe aconteceu estar a repetir o mesmo pedido sem obter grandes resultados com isso? Ao solicitar algo a eles parece que só fazem algumas coisas ou pouco fazem, o que nos faz pensar,..”quanto menos disser melhor”!!!!

 

Quanto mais palavras você usa, menor é o impacto que o seu pedido tem no receptor. Aqui está um exemplo da construção de uma frase para se certificar que cada palavra que você diz conta para que as pequenas mudanças na sua comunicação possam ter um grande impacto sobre a resposta que obtém. 

1. Certifique-se que está a fazer um pedido positivo. Por exemplo,..”Não faça isso” apenas está a dizer o que ele não deve fazer, ao invés de dizer o que ele deve fazer. Assim, em vez de dizer “Não te sentes na mesa” diga “Senta-te na cadeira”. 
2. Adicione um pouco mais de peso ao pedido acrescentando “apenas” e usando o nome do aluno em primeiro lugar. “João”,..espere até que o aluno repare que é para si, “apenas sente-se na cadeira”. 
3. Coloque o “por favor” no final da frase e não no início. Isso irá garantir que permanece educado sem estar a implorar. “João”,.. aguarde um pouco, “apenas sente-se na cadeira, por favor”.

 

4. Imediatamente adicione “obrigado” ao seu pedido pois isso pressupõe que o aluno já tenha cumprido com o seu pedido. “João”,..aguarde um pouco, “apenas sente-se na cadeira, por favor. Muito obrigado”.
5. Use uma inflexão para baixo no “por favor” e “obrigado”. Isso transforma o seu pedido em um comando educado e indica que o assunto não está aberto a discussão.
6. Evite quaisquer preâmbulos ou explicações. Tendo em conta que o seu pedido é razoável, a maioria dos alunos já sabem o que devem fazer. Se você for questionada porquê, então, ofereça uma explicação simples e directa, como “porque as cadeiras são para rabos e carteiras são para livros”. 
Eu sei que parece demasiado simples para ser verdade mas sugiro que coloque em prática e partilhe comigo as suas experiências de sucesso.


Sugestões de Melhoria: - Livro Nascido para Triunfar
Pensamento sempre Positivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário