quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O PROFESSOR DE APOIO E A CRIANÇA COM D.I.



A importância do professor de apoio para o desenvolvimento
do aluno com Deficiência Intelectual.

A Deficiência intelectual é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, autocuidado, relacionamento e adaptação social e funções acadêmicas, dentre outras. Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas. As crianças com déficit cognitivo podem precisar de uma demanda maior de tempo para aprender habilidades comunicativas, físicas e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tais como vestir-se ou comer com autonomia. Em consequência é comum que enfrentem dificuldades na escola, ou seja, na assimilação dos conceitos acadêmicos. No entanto aprenderão os mesmos, mas necessitarão de um tempo maior e de flexibilização curricular.
Devido a crescente demanda do alunado com deficiência intelectual no sistema educacional convencional, as escolas estão reorganizando seus conceitos pedagógicos, diante disso, sabemos que a inclusão vai além da simples inserção do aluno na escola e pela efetivação da matrícula. Ela deve acontecer sobe vários pontos que sustentam o aluno com deficiência intelectual na escola, assim sendo, as adaptações de grande e pequeno porte são essenciais a uma educação de qualidade para o alunado com DI.  Outro ponto essencial é a atuação do professor de apoio permanente nas escolas regulares, este profissional irá assegurar que o currículo e todo o processo de humanização do seu aluno perpasse por possibilidades concretas e reais, portanto esse profissional deve ser qualificado para atuar na educação inclusiva e educação regular, pois o mesmo deve dominar os conteúdos do planejamento escolar, ou seja, ter conhecimento prévio e domínio dos conteúdos e temas a serem trabalhados pelo professor da classe comum,  como também dominar práticas e intervenções apropriadas a deficiência em questão. Contudo o professor de apoio se torna parte integrante e importante para o contexto escolar atual.
Esse profissional deve propiciar a ampliação de uma prática inclusivista para si mesmo e todo o seguimento escolar, promovendo então uma ação colaborativa, com parcerias e conexões sócio-educativas. Os benefícios em se ter um professor de apoio em uma sala regular é que este irá contribuir com todo o processo educacional, trazendo sugestões de atividades adaptadas que facilitaram a compreensão das temáticas trabalhadas em sala. O Professor de apoio se torna importante para o alunado com D.I para viabilizar a participação efetiva deles nas diferentes situações de aprendizagem, a interação no contexto escolar e em atividades extraclasse. Este profissional deve priorizar a necessidade e singularidade de cada aluno, atuando como mediador do processo ensino-aprendizagem com adoção de estratégias funcionais, adaptações quanto ao currículo e métodos, de estratégias pedagógicas e organização de recursos, do processo avaliativo, do espaço físico e temporal, de acordo com as peculiaridades do aluno e com vistas ao progresso global, para potencializar e emancipar o cognitivo, emocional e social dos alunos com DI, ou seja, promover interferências planejadas que conduzam e auxiliem na aptidão da autonomia e nos processos relacionais com o mundo do indivíduo com Deficiência Intelectual.
Todas as etapas pedagógicas devem ser asseguradas ao aluno com DI, o processo avaliativo também deve ser reorganizado, para a capacidade da criança em compreender as questões, o registro avaliativo adaptado deve acontecer seguindo o currículo adaptado daquela etapa escolar e podem precisar de um ledor e um escriba. O papel do professor de apoio é de contribuir para que o aluno com DI perpasse pelas etapas escolares com sucesso.
O professor de apoio deve proporcionar e conduzir a pessoa com deficiência intelectual à busca de sentimentos que os façam sentir-se valorizados, capazes, inteligentes, importantes igual aos demais estudantes, aumentando a sua altivez e autoestima, mostrar-lhes que são capazes de evoluir sempre através dos estímulos ofertados. O professor de apoio entra também como socializador,  facilitando e promovendo possibilidades interativas entre professores, alunos e a pessoa com DI.
O professor de apoio entra para avaliar e estudar as potencialidades e as dificuldades que o aluno apresenta, valorizando e favorecendo as habilidades e talentos dos mesmos. Deve também ser analisada a quantidade e tipo do apoio de que a criança possa necessitar para estar bem na escola.
Portanto, pode se perceber que o trabalho do professor de apoio são embasados na docência, e desta atuação decorrem ações educativas intencionais; ações que subsidiarão a construção do saber sistematizado pelo aluno, promovendo meios para que este aluno acesse ao conhecimento. Mesmo que o trabalho seja para assistir necessidades básicas de autocuidado, este atendimento deverá estar permeado por intenções pedagógicas, visando à formação social, num contexto de humanização. Portanto, é indispensável que o professor de apoio invista em possibilidades que poderão ser desenvolvidas com independência e autonomia pelos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, realizando para tanto um efetivo e compromissado trabalho educativo, contribuindo com uma práxis educativa de qualidade.


ARTIGO ESCRITO POR:
Adriana Mizerani
    Professora de Apoio e de Educação Especial.

 
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